+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português
  • English

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Gerenciamento de alarmes e a segurança industrial

Gerenciamento de alarmes e a segurança industrial

Como o uso de alarmes industriais podem aumentar a segurança da indústria?

Com os avanços industriais, o gerenciamento de alarmes acabou se tornando uma ferramenta essencial nas plantas, de tal forma que deu um salto de eficiência.

Isso porque a cada avanço industrial as demandas para esses alarmes iam aumentando, o que levou ao aperfeiçoamento dos sistemas de gerenciamento de alarmes e a sua constante melhoria. 

Mas mesmo depois de tantos pontos de desenvolvimento, algumas empresas não contam com o gerenciamento de alarmes. Aumentando consideravelmente os riscos de alarmes falsos e prejuízos às suas produções.

Outras indústrias, por sua vez, têm um sistema de alarmes mas o mesmo não é gerido ou monitorado de forma correta, o que acaba gerando problemas como avalanche de alarmes.

A questão é que para um sistema de alarmes ser eficaz é preciso além de escolher um bom fornecedor, capacitar os funcionários e monitorá-los.

Isso com certeza irá reduzir riscos que a indústria esteja propícia a ter.

Com todos os avanços dos alarmes e das indústrias, elevaram-se os padrões de segurança. 

Todos querem produzir mais em menos tempo. Porém sem segurança e sem monitoramento acaba-se colocando em risco não só a produção, como também os colaboradores.

É aí que percebemos o quanto o gerenciamento de alarmes aumenta de forma significativa a segurança das plantas.

Logo abaixo trouxemos pontos que irão explicar melhor como o gerenciamento de alarmes contribui significativamente para a segurança da sua indústria.

 

Segurança está ligada às demandas da planta industrial?

 

Os processos industriais requerem desafios operacionais, alguns destes estão relacionados com os alarmes industriais. Alguns deles são:

  • Os alarmes precisam ajudar operadores a corrigir problemas nos processos industriais;
  • Ao receber um alarme o operador tem de entender e tomar uma ação de resposta a no máximo de seis alarmes por hora;
  • É de obrigação dos alarmes evitar paradas não programadas;
  • Os alarmes precisam contribuir diretamente para a maior confiabilidade da planta industrial.

Essas são algumas das demandas que as plantas exigem dos alarmes.

Vale ressaltar que cada indústria terá suas demandas e consequentemente seu sistema de alarmes, mantidos e geridos de forma a sanar suas dores.

Pense em um vazamento de um líquido corrosivo ou até mesmo tóxico, mas esse escape não é de conhecimento dos operadores da empresa, e os sensores de monitoramento não avisaram.

Depois de um tempo, por algum motivo sua equipe descobre o pequeno vazamento. Mas devido a isso a produção apresentou falhas e problemas relevantes para o processo industrial.

Uma situação como essa acontece devido a falta de um bom gerenciamento de alarmes. Onde a falta dessa ferramenta acaba colocando a indústria e seus colaboradores em risco.

O que a falta de um bom gerenciamento de alarmes pode causar?

A falta de um sistema inteligente e ágil, que possa deixar seus operadores a par de problemas em tempo hábil, interferem diretamente na segurança.

A falta de segurança pode levar os funcionários à se arriscarem em locais de risco para verificar problemas. Isso porque se ele tivesse um gerenciamento de alarmes adequado seria acionado no ponto exato onde o problema se deu inicio, ao invés de ir até a planta e fazer uma vistoria completa na mesma.

O mesmo acontece quando se tem alguma falha no sistema e é preciso parar toda a produção.

Os riscos de perder produtos ou de atrasar entregas acabam sendo alto e gerando alguns contratempos para a indústria.

Além de forçar uma má utilização da mão de obra.  Pois imagine sempre que ocorrer um problema o operador precisar ficar procurando onde está o erro e só depois ter como elaborar uma solução para o problema.

seria muito tempo gasto, não é mesmo?

Por isso o gerenciamento de alarmes melhora não só a segurança da planta industrial como também o funcionamento dela.

 

Como o gerenciamento de alarmes aumenta a segurança nas plantas industriais?

 

Com todas as revoluções industriais e a chegada da indústria 4.0, foi-se dando cada vez mais um maior espaço para os alarmes industriais.

Com o uso dessa tecnologia e tendo um bom gerenciamento de alarmes, é possível obter dados e informações que antes eram impossíveis de recolher.

Mas você deve estar se perguntando “como um sistema de alarmes industriais pode aumentar a segurança da minha indústria?” 

a resposta é até simples. 

Se você consegue monitorar os dados e andamento dos seus equipamentos, ou até mesmo como sua planta está funcionando de forma otimizada, certamente vai detectar problemas mais rapidamente e consequentemente resolvê-los mais rápido.

Pense no seu processo industrial como sendo um aparelho telefônico, antes de desligar ele te avisa que a bateria está baixa.

O mesmo acontece quando se tem um sistema de alarmes. Você é avisado de imediato quando ocorre alguma falha em uma das máquinas.

Uma situação que pode acontecer é um alarme disparar seguido de outros, ocasionando uma espécie de avalanche de alarmes.

Isso acontece quando ocorre uma falha em algum ponto da planta industrial e seu operador não é acionado a tempo. Fazendo com que o problema transcorra e acabe sendo levado para outros pontos da planta levando outros alarmes a dispararem.

Para que o sistema seja bem orientado e aplicado, é preciso que haja um operador. Esse operador vai ser treinado e designado a cuidar do sistema, e ficar atento aos problemas que possam surgir. Tudo isso para que as eventualidades sejam rapidamente solucionadas.

O sistema de alarmes vai dar a segurança que sua indústria precisa, ajudando a solucionar falhas pontuais ou até mesmo problemas de forma imediata.

A inserção do recurso de gerenciamento de alarmes entrega diversos benefícios, entre eles:

  • diminuição das variáveis que interferem a operação;
  • Respostas rápidas aos eventos;
  • Identificação de possíveis problemas de equipamentos ou processos.

Os sistemas de alarmes precisam oferecer a demanda que essas plantas precisam. Para isso existem normas como a EEMUA 191 e ISA 18.2 que regem regras que essas ferramentas precisam seguir para deixar o ambiente industrial mais seguro.

 

Sim, o gerenciamento de alarmes aumenta a segurança da sua indústria!

 

Como pudemos ver, o gerenciamento de alarmes aumenta a segurança da planta industrial.

Mas tenha sempre em mente que não basta ter só o sistema de alarmes, é preciso gerenciá-los de forma correta.

Por isso busque adquirir um bom sistema e capacite seus operadores para que a solução seja eficiente.

e pense na ferramenta como um investimento de melhoria para sua indústria. Onde a instalação do mesmo só trará benefícios!

 

Gostou do nosso conteúdo e está interessado em saber mais? entrar em contato conosco que iremos tirar todas as suas dúvidas!

 


Postado por contato@logiquesistemas.com.br

Um pouco sobre o autor (a):


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

    Prometemos não enviar spam.
    © 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados