+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português
  • English

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • RAMI 4.0 – Tudo que você precisa saber sobre o Modelo de Referência para Arquitetura da Indústria 4.0

RAMI 4.0 – Tudo que você precisa saber sobre o Modelo de Referência para Arquitetura da Indústria 4.0

Entenda mais sobre este modelo de padronização para projetos aderentes à Indústria 4.0 e implemente com excelência as tecnologias do futuro!

No universo industrial, a chamada “Quarta Revolução” ou Indústria 4.0 é a buzzword do momento. Em um contexto onde essa revolução tecnológica está cada vez menos distante, cresce a procura por informações sobre o tema, especialmente as que são de cunho prático.

A partir disso, surgiram ao longo do tempo modelos de referência para aplicação da Indústria 4.0. No post de hoje vamos falar sobre um dos mais conhecidos e importantes destes modelos: o RAMI 4.0.

O que é RAMI 4.0 ?

O RAMI 4.0 é uma sigla para Reference Architectural Model for Industrie 4.0, em português: Modelo de Referência para Arquitetura da Indústria 4.0.

Nesse contexto, um modelo de referência é, por definição, um conjunto de elementos padronizados para projetar e implementar a partir de um consenso entre quem participa e se utilizará deste.

Assim, o termo RAMI 4.0 é utilizado para conceituar um tipo de modelo utilizado para implementações das mais diversas soluções para projetos referentes à Indústria 4.0. O modelo proporciona diretrizes práticas para que toda a cadeia produtiva se envolva na atmosfera cibernética e de alta performance, característica da quarta revolução industrial.

Apresentado na Hannover Messe de 2015, uma das maiores feiras do segmento no mundo, o RAMI 4.0 simboliza hoje um dos mais conhecidos e complexos modelos devido à sua representação tridimensional, estruturada e presente em toda a cadeia produtiva.

Eixos do RAMI 4.0

Com base em sua representação, o RAMI 4.0 é decifrado a partir de eixos. Vamos agora entender cada um dos três.

RAMI 4.0 - Eixos

  • Eixo de Hierarquia

Define o padrão de interconexão de todos os elementos do processo produtivo interagindo de forma flexível. Neste eixo ocorre interoperação e interação em todos os níveis hierárquicos. Atribui-se aqui modelos funcionais com base em DIN EN 62264-1 e DIN EN 61512-1.

  • Eixo de Arquitetura

Estabelece a verticalização de dados e interfaces através de uma transição das informações do físico para o lógico.

  • Eixo de Processo

Neste eixo são descritos os vários estágios dentro do ciclo de vida de um produtos/processo aderente à Indústria 4.0, baseado na IEC 62890. Estes estágios vão desde a pesquisa, desenvolvimento até a pós comercialização e suporte técnico.

Como funciona o RAMI 4.0 ?

Devemos ter em mente que o RAMI 4.0 promove as diretrizes de conectividade para sistemas e processos dentro da realidade da Indústria 4.0. Contudo, existem determinadas condições para que isso seja possível, algumas destas são:

  • Padronização da linguagem para troca de informações;
  • Padronização global da comunicação (Padrão/Protocolo);
  • Instalação e Operação fácil (Plug and Play).

RAMI 4.0 - Pirâmide

O RAMI 4.0 opera a partir de um conjunto de componentes com uma mesma semântica de informações e controle, chamados de I4.0. Os conjuntos de I4.0 formam células de produção que trabalham de forma flexível, descentralizada e interoperável nesse contexto.

Após isso, é imprescindível que se volte a atenção para os componentes I4.0 visando máximo controle e interconexão. Por fim, deve-se buscar configurar eficientemente o sistema para completa interoperabilidade dentro dos três eixos (dimensões) do RAMI 4.0. Permitindo assim flexibilidade, customização e personalização.

Para que a implementação do RAMI 4.0 ocorra é necessário que sejam seguidos alguns passos consideravelmente estruturados. Iniciando com o projeto básico da automação de forma descentralizada e interconectada com todos os devices.

Dentro da linha de produção, logo que se recebe a informação sobre o estado de um ativo, esta automaticamente já se relaciona com os três eixos da gestão RAMI 4.0.

Observando que o padrão é vertical, o valor desse tipo de informação está contido em toda a cadeia produtiva, estando disponível com o mesmo dado da gestão do negócio, protótipo, produção até o consumidor final.

Principais benefícios do RAMI 4.0

Dentre os diversos benefícios que podem ser proporcionados na adoção do RAMI 4.0 como padrão para aplicação na Indústria 4.0 podemos citar:

  • Melhoria na estruturação para segurança e privacidade;
  • Arquitetura Orientada a Serviços (Service-oriented architecture - SOA);
  • Divisão otimizada dos processos visando facilitar a comunicação e processamento de dados;
  • Conexão dos componentes de Tecnologia da Informação nas determinadas camadas do ciclo de vida.

Normas aplicadas ao RAMI 4.0

Atualmente o padrão já conta com normas a serem praticadas, visando regulamentar sua implementação.

São estas:

  • IEC 62264: Integração de Sistemas de Produção na Empresa
  • IEC 62890: Gerenciamento do Ciclo de Vida para Produtos e Sistemas
  • IEC 63088: Produção Inteligente – Modelo e Arquitetura de Referência para Indústria 4.0
  • IEC 61512: Controle de Batelada – Processos Produtivos em Lote

Conseguiu entender bem o RAMI 4.0 ?

Chegamos ao fim deste conteúdo, e espero que você tenha conseguido absorver os pontos mais importantes do RAMI 4.0 .

Nesse futuro (nada distante) a demanda por dispositivos e plataformas cada vez mais inteligentes, autônomas e integradas aumenta a busca por padrões, normas e modelos capazes de facilitar a aplicações dessas novas tecnologias. É assim que o RAMI 4.0 reforça sua importância.

Caso tenha restado alguma dúvida sobre este tema ou qualquer outro visto em nosso blog, pode entrar em contato comigo pelo debora.silva@logiquesistemas.com.br. Terei o maior prazer em te ajudar!

Continue lendo mais sobre o tema acessando aqui o nosso infográfico sobre as Estratégias e Implementação da Indústria 4.0 !


Postado por contato@logiquesistemas.com.br

Um pouco sobre o autor (a):


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

    Prometemos não enviar spam.
    © 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados