OPC HDA: como ter acesso aos seus dados armazenados
Saiba mais sobre OPC HDA (Historical Data Access), um protocolo de acesso a dados históricos que conecta todas as informações para facilitar seu trabalho
O padrão OPC para leitura de dados se estende em diversas funções.
Desde a leitura em tempo real através do OPC DA a alertas de eventos e alarmes pelo OPC A&E. A prevenção de acidentes e acompanhamento de informações dentro da indústria é ainda mais eficaz quando utilizado o OPC UA. Este reúne todas as funções em um único padrão de interoperabilidade, que conecta todos os dados e unifica o processamento dos mesmos.
E mais, dentro do padrão OPC, ainda há o OPC Historical Data Access (OPC HDA), que iremos abordar com mais detalhes nesse texto.
Continue lendo e conheça mais sobre mais um protocolo de dados da OPC Foundation.
Funcionamento
O OPC HDA é utilizado para recuperar e analisar dados históricos. Através dele, dos mais simples arquivos a sistemas mais complexos podem ser acessados e usados para otimizar processos, controles, regulações, etc.
Assim como o OPC DA, a arquitetura do OPC HDA também se baseia numa relação cliente-servidor. Dessa forma, as empresas utilizam essa tecnologia para sincronizar historiadores de processos e, também, compensar qualquer interrupção de leitura em tempo real.
Do mesmo modo que o outros OPCs, o OPC HDA funciona através de objetos COM/DCOM em sua estrutura para realizar o armazenamento e comunicação dos dados.
Aplicações
A principal aplicação do OPC HDA é acessar dados históricos para leitura, e isso pode acontecer de diversas formas. Desse modo, aplicativos podem utilizar o HDA para armazenar dados, permitindo assim a criação de um banco de dados. Também pode ser usado para transferir de maneira automatizada informações entre historiadores de processos.
Da mesma maneira, o OPC HDA permite a leitura de variáveis armazenadas a partir de definições do OPC Cliente, acessando servidores OPC preestabelecidos. Sendo assim, essas variáveis podem ser definidas de acordo com marcadores de tempo especificados e acompanhadas posteriormente, sendo esses dados de qualidade ou quantidade estabelecidos no OPC Servidor.
Especificações
Há apenas uma especificação do OPC HDA. Ela facilita o desenvolvimento de servidores OPC para acessar os dados históricos em diversas linguagens de programação. Também, pode ser integrada ao OPC DA e armazenar informações de maneira padronizada.
Igualmente, as maneiras como as trocas de dados, como eles são adicionados ou excluídos e a organização da base de dados é toda feita através da interface OPC HDA.
Além disso, para otimizar ainda mais os processos industriais, o OPC HDA é capaz de ler e escrever dados passados (sejam eles novos ou uma atualização de dados antigos). Isso o permite prever variáveis, além de realizar análises e fornecer dados resumidos, como valores médios, mínimos e máximos.
Vantagens e desvantagens
A princípio, a maior vantagem oferecida pelo OPC HDA é a possibilidade de acessar dados passados. Agindo como historiador e banco de dados, ele acessa os valores de qualidade e quantidade armazenados no servidor. Isso ocorre a partir de um determinado ponto específico da história do chão da indústria.
Contudo, a desvantagem que temos é a mesma identificada no OPC DA e OPC A&E. Assim como as outras especificações do OPC, o HDA é restrito ao sistema operacional Windows. No entanto, para utilizar entre sistemas operacionais (SO) diferentes, o OPC UA está aí para reunir todas as especificações OPC e permitir que dados de máquinas entre diferentes SO se comuniquem.
Que tal aplicar o OPC HDA na sua indústria?
Você se interessou por este ou outros assuntos? Gostaria de saber mais sobre automação industrial e como aplicar na sua indústria? Entre em contato conosco! Envie um e-mail para victor.saatmam@logiquesistemas.com.br ou clique aqui e marque uma conversa com a gente.
E mais, se gostou do conteúdo, confira o nosso blog.
Postado por contato@logiquesistemas.com.br
Um pouco sobre o autor (a):