A tecnologia como aliada no Home Office
A relação entre tecnologia e produtividade nem sempre é positiva. Entenda como tornar essa relação saudável dentro de um Home Office e na sua vida!
O tema do conteúdo de hoje é essencial para esse tempo de reclusão em prevenção ao COVID-19. E nós da Logique Sistemas esperamos que, quem puder, esteja seguro em casa e tomando os devidos cuidados!
O modelo de trabalho Home Office foi amplamente adotado em diversas empresas durante o atual período de pandemia.
Embora algumas empresas já estivessem acostumadas com essa relação de trabalho, a necessidade de uma rápida adoção desse modelo acabou reavivando discussões antigas relacionadas ao desempenho da equipe.
A relação entre a tecnologia e a produtividade tem um limiar muito tênue entre a eficiência e a procrastinação.
Dessa forma, vamos entender melhor como tornar a tecnologia uma aliada nesse momento!
Histórico e contexto mundial
Com o avanço da tecnologia e o aumento da dinamização das equipes, o movimento de Home Office, ou trabalho remoto, foi ganhando força.
Além disso, com os eventos recentes da pandemia do COVID-19 muitas empresas embarcaram nesse estilo de trabalho, buscando manter a segurança dos seus colaboradores.
O Home Office é um modelo que já vem sendo aplicado em diversas empresas ao longo do tempo. Na verdade, muitos apostam que o modelo irá em breve substituir o modelo tradicional de trabalho nas áreas praticáveis. Portanto, tal experiência já pode ser considerada um modelo prático, possuindo diversas lições que iremos abordar aqui.
Apesar de fundamental para o Home Office, a tecnologia também pode e deve ser empregada na abordagem tradicional de trabalho. Por isso, o que falaremos aqui pode servir para as duas abordagens!
Onde a tecnologia pode impactar na produtividade
O Home Office possui vários aspectos que devem ser levados em conta dentro da perspectiva de produtividade.
Aqui, iremos focar no aspecto tecnológico do trabalho, mas deixamos claro que aspectos como relações interpessoais, engajamento social e ambiente de trabalho são tão impactantes quanto.
Isso posto, caso esteja em Home Office, separe aquele espaço organizado, silencioso e limpo, vista a roupa de trabalho e vamos lá aumentar a produtividade!
Comunicação
Talvez este seja um dos grandes receios dos empregadores que acabaram por adotar o Home Office durante a pandemia. Afinal, seria bem mais fácil ter acesso ao seu time, caso ele estivesse todo em um mesmo recinto dentro da sua empresa. Certo?
Porém, a resposta nem sempre é tão simples. Ter a equipe toda reunida é interessante tanto para o gestor quanto para o time.
No entanto, mesmo se tratando do modelo convencional, existem condições adversas que podem acabar impactando diretamente essa dinâmica.
Fatores como a distância entre as sedes, carros quebrados ou até mesmo um período prolongado de viagem do gestor, recorrem à tecnologia como aliada na comunicação. Diminuindo barreiras e criando soluções que podem ultrapassar alguns obstáculos impostos pelo método tradicional.
Aplicativos e ferramentas que facilitam a troca de mensagens, promovem videoconferências e facilitam a interação entre as pessoas não são novidades. Tais ferramentas, no entanto, estão cada vez mais práticas e dinâmicas.
Um exemplo prático é o que adotamos aqui na Logique Sistemas nesse período, o Discord.
Após uma pesquisa do nosso time de desenvolvedores, essa ferramenta se mostrou um excelente canal de comunicação, facilitando a troca de mensagens, realização de reuniões e a manutenção do time.
Além desta, existem diversas outras ferramentas de comunicação, grande parte seguras e práticas, como o Google Hangouts, Skype, Zoom e Slack. Por isso, procure fazer um teste das opções disponíveis até encontrar a que se adéque melhor para você e sua equipe e use dessa dinâmica para manter o time unido e a comunicação na sua empresa.
Gestão de tarefas
O medo de não se manter produtivo ao adotar uma postura de Home Office e não conseguir entregar as tarefas no prazo combinado também acaba muitas vezes por afastar as pessoas desse modelo.
Em geral, o modelo de Home Office acaba por ser mais maleável uma vez que, por não existir uma separação geográfica do ambiente de casa e trabalho, fica mais fácil trabalhar mais do que deveria, ou mesmo demorar um pouco mais para atingir o máximo de produtividade.
Dessa forma, o trabalho remoto acaba por exigir uma maior maturidade e responsabilidade com relação a horários e rotinas.
Assim, além da questão do ambiente ideal para o Home Office, algumas ferramentas podem auxiliar na tarefa.
Acompanhamento de tarefas e metas
Acompanhar as metas do time é fundamental para qualquer organização. Portanto, dá uma olhada nos nossos conteúdos sobre metodologias ágeis e SCRUM, para estar mais alinhado com o assunto!
Assim como nos exemplos acima, existem algumas ferramentas gratuitas que podem ajudar no acompanhamento de tarefas.
Umas das mais conhecidas é o Trello. O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos que auxilia na visualização de tarefas de todos os membros da equipe.
Com esse tipo de ferramenta e a comunicação constante com a equipe, você consegue gerenciar todas as atividades do seu time de maneira eficiente e à distância. É possível atribuir tarefas, delimitar o tempo de execução, além de criar fluxos de trabalho para seus projetos.
Semelhante ao Trello existe também o Asana. O princípio é praticamente o mesmo, é possível gerar projetos, cadastrar tarefas para cada projeto e monitorar a execução dele ao longo do tempo, definindo responsáveis por cada etapa e anexar arquivos úteis.
Outro fator importante a ser mencionado é que grande parte destes aplicativos também possuem versões para Android e IOS para facilitar a visualização.
Ferramentas como Trello e Asana são opções gratuitas de um subgrupo de ferramentas conhecidas como ERP, Enterprise Resource Planning.
Estas ferramentas buscam auxiliar na gestão de diversas setores da empresa, tais como marketing, contabilidade e projetos.
Além desses, existem diversas outras empresas que comercializam sistemas de gerenciamento dinâmico de atividades com variados graus de complexidade e funcionalidades. As versões gratuitas podem apresentar algumas restrições, porém, pode ser o necessário para você nesse momento.
Dicas rápidas
- Strict Workflow: Essa é uma extensão para aqueles que usam o Google Chrome. Ela bloqueia sites que desviam sua atenção durante o horário de trabalho, tais como redes sociais. É possível editar a lista de sites a serem bloqueados/liberados;
- Google Drive: Um bastante famoso que não poderia ficar de fora. O Drive do Google permite manter até 15 GB de arquivos salvos na nuvem de forma segura e gratuita. Fundamental para o compartilhamento de arquivos entre diferentes membros de equipe sem o uso de memórias físicas;
- Evernote: O Evernote pode ser utilizado como uma ferramenta de gerenciamento pessoal. Sendo bastante conhecido, o aplicativo permite a anotação e compartilhamento de informação do seu aparelho. Ideal para gerenciar tarefas e, com a função de lembrete, estabelecer uma rotina;
- LogMeIn: Não é sempre que se pode levar com você o computador do escritório. Esse aplicativo pago permite que você tenha acesso ao seu computador do trabalho diretamente da sua casa de forma segura.
A tecnologia está sempre em transformação e se adaptando para facilitar a vida de quem a utiliza. Fique atento a todas as novidades que surgirem para garantir o menor esforço e a maior produtividade!
Por fim
Chegamos ao final de mais um conteúdo! Espero que você tenha aproveitado a leitura e consiga passar por esse período da melhor forma. Desejo que as dicas tenham sido úteis para sua produtividade e facilitem sua vida.
Se tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, sinta-se à vontade para mandar um e-mail para danilo.xavier@logiquesistemas.com.br. Será um prazer enorme te ajudar!
Postado por contato@logiquesistemas.com.br
Um pouco sobre o autor (a):