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Potigás – Estudo de Caso: Como aumentar a confiabilidade e agilidade nos processos

Saiba como ajudamos a Potigás com uma de nossas soluções!

No post de hoje iremos apresentar pra vocês um dos clientes da Logique Sistemas e como ele está obtendo resultados fantásticos em seu segmento de atuação - a Potigás.

O cliente

A Potigás - Companhia Potiguar de Gás, é uma empresa estatal responsável pela distribuição de gás natural encanado no estado do Rio Grande do Norte.

A empresa foi criada pela Lei n° 6.502 de 26 de novembro de 1993 como uma sociedade de economia mista sujeita ao controle majoritário do Estado.

O que até aquele momento era papel exercido inicialmente pelo governo estadual e pela Petrobras, através da Gaspetro, passou para a Potigás. A partir disto, a empresa iniciou as operações efetivamente em 8 de março de 1995.

O desafio

A Potigás chegou até à Logique com o desafio de ampliar sua base de clientes residenciais.

Para isso, percebeu-se que era necessário a modernização do processo de medição de consumo de gás destes clientes.

Até aquele momento, as medições eram realizadas através de planilhas manuais. Era (e continua sendo) feito por leituristas que se deslocam periodicamente até as instalações dos clientes para realizar a medição do consumo.

Assim sendo, esse caráter manual, além de mais suscetível a erros, tornava o processo ineficiente. Por causa disso, trazia restrições ao crescimento da base de clientes residenciais da Potigás.

Assim, era bastante trabalhoso inserir os dados para a cobrança do gás fornecido. Era também impossível acompanhar a medição durante o trajeto do leiturista. Ou seja, se o mesmo fizesse a anotação dos dados incorretamente, poderia (e provavelmente iria) gerar uma cobrança incorreta.

Dessa forma, o cenário anterior a solução era de considerável falta de precisão e segurança no processo.

O que foi feito?

Com esse desafio imposto, a Logique Sistemas, em conjunto com a Potigás, resolveu por implantar o sistema SGM. Isso ocorreu em 2012 e o sistema vêm realizando medições desde então.

O SGM (Sistema de Gerenciamento de Medição) é um sistema desenvolvido pela Logique Sistemas que tem como principal função gerenciar todo processo de medição de consumo de gás.

A partir disso, com algumas adaptações, em especial com a adição de novos relatórios, o sistema foi implantado na Potigás.

Com o SGM em operação, passou a ser possível unificar todas as necessidades da coleta de medições de gás dos clientes da Potigás.

Foram instalados dois módulos do sistema, um deles é o módulo de coleta (aplicação mobile), instalado em um equipamento coletor de dados disponibilizado pela Potigás a cada leiturista. Nessa aplicação é possível colocar o volume da medição, temperatura do medidor vazão de gás. Além disso, verificar inconsistências no fornecimento, rota do leiturista cadastrada pela gerência, dentre outros.

Tela de login     Menu

O sistema, dentre outras funções, consegue centralizar os dados da coleta e encaminha-los para a operação em tempo real, integração com plataforma de cobrança, além de gerar diversos relatórios de medição e controle.

Medição 1     Medição 2     Medição 3

Os dados cadastrados durante a leitura são enviados para o sistema central de controle da gerência, onde se tem acesso aos dados do leiturista em tempo real.

A partir disso, já é possível obter relatórios por cada rota. Além disso, esse sistema da gerência consegue armazenar todas as informações dos clientes e seus cadastros.

Tela de Rota

Hoje o sistema já analisa instantaneamente se a medição está dentro do padrão daquele cliente, e já mostra ao leiturista se algo está fora desse padrão.  

Feedbacks e resultados alcançados

Dentre os feedbacks recebidos pelo suporte da Logique, destacam-se os elogios recebidos pelo caráter completo do sistema. Especialmente em função da possibilidade da união do cadastro de clientes, armazenamento das medições, relatórios personalizados e a aplicação mobile voltada para os leituristas.

Além disso, a Potigás têm elogiado o próprio suporte em decorrência da agilidade e eficiência na resolução de questões solicitadas.

Atualmente, foram registradas pelo SGM um total de 295.173 medições na Potigás.

Assim, todos os resultados alcançados após o início das atividades do sistema vêm permitindo significativo crescimento na base de clientes residenciais da empresa, e consequentemente em seu faturamento.

É possível concluir assim que as funcionalidades do SGM proporcionaram à Potigás um aumento considerável na confiabilidade, precisão, agilidade e eficiência de seus seus processos e no fornecimento do gás.

Gostou de conhecer nosso cliente e a trajetória dele conosco? Quer saber mais sobre o SGM ou gostaria de alguma outra informação? Não hesite em entrar em contato comigo pelo debora.silva@logiquesistemas.com.br, terei o mais prazer em atendê-lo!


Tags: Automação Industrial Case Eficiência operacional Indústrias Otimização de Processos Otimização Industrial Tecnologia

Postado por contato@logiquesistemas.com.br

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