Metodologias ágeis: entenda de vez o que é e quais os benefícios trazidos
Metodologias ágeis ainda são um desafio para seus projetos? Descubra então o conceito, características e exemplos para entender de vez este assunto!
Em todo e qualquer tipo de projeto, o planejamento e gerenciamento empregados são determinantes no resultado final. Isso implica então impactos no tempo de entrega, qualidade do produto/serviço, modo de execução, retrabalhos e demais variáveis. Indo contra os tradicionais modelos de gestão, as metodologias ágeis surgem para revolucionar e otimizar a forma de planejamento e execução de projetos.
Inicialmente, as metodologias ágeis foram criadas para aplicação no desenvolvimento de softwares. Mas, devido ao grande impacto exercido, hoje se estendem à diversas outras áreas de negócio.
Nesse post vamos te explicar em detalhes o que são metodologias ágeis, suas principais características, citar exemplos de metodologias (inclusive a utilizada aqui na Logique Sistemas) e ainda apontar vários de seus benefícios. Continue lendo e confira!
O que são metodologias ágeis?
Metodologias ágeis consistem em métodos de gerenciamento de projetos a serem aplicados ao longo do seu desenvolvimento. Como o próprio nome sugere, seu foco está contido na agilidade dos processos e na geração de valor para o cliente.
Estas metodologias buscam aumentar o ritmo de respostas às demandas e tornar o produto mais adaptável à possíveis problemas e mudanças ao longo de seu desenvolvimento. Tudo isso priorizando ainda a qualidade do resultado final.
Outro ponto notável acerca das metodologias ágeis são as equipes envolvidas. Um projeto deve possuir uma equipe pequena, multidisciplinar, de alto nível técnico e autogerenciável. Além disso, deve se reunir em um único local. Tudo isso visa tornar o time ainda mais ágil e produtivo, foco central das metodologias.
Há ainda outras características essenciais a serem colocadas em prática. Ou seja, não basta ser eficiente, alguns pressupostos chaves devem nortear a aplicação das metodologias ágeis. São estes:
- Possuir início e fim definidos, característica chave de qualquer projeto;
- Planejamento e desenvolvimento estruturados em ciclos de curta duração;
- Priorizar a simplicidade em sua execução sem a redução de qualidade;
- O cliente deve participar do desenvolvimento do projeto;
- Feedbacks devem ser constantes entre o time e o cliente, alinhando sempre as expectativas e a atual situação.
Manifesto Ágil
O manifesto ágil surge em fevereiro de 2001 quando um grupo de especialistas, que já se utilizavam de metodologias ágeis, se reuniu em Utah nos EUA.
O primeiro momento do encontro teve como alvo a definição de uma nova nomenclatura para o que até então chamava-se “métodos leves”. Era necessário algo que traduzisse de forma mais clara o seu propósito. Foi quando decidiram utilizar a partir de então o termo “ágil”.
Já o objetivo final, que ainda se estendeu por meses após a reunião, foi elaborar um consenso sobre como novas metodologias para desenvolvimento de software deveriam ser fundamentadas.
Manifesto Ágil é então um conjunto de aspectos, critérios e valores que regem o desenvolvimento de software dentro do âmbito ágil.
De maneira ampla, o manifesto conta com 4 valores e 12 princípios, que podem ser conferidos aqui.
Exemplos de metodologias ágeis
Ao longo dos anos, diversos métodos foram surgindo de acordo com as necessidades e possibilidades de otimização encontradas nas organizações. São então exemplos de metodologias ágeis:
- Scrum;
- Extreme Programming (XP);
- Feature-Driven Development (FDD);
- Kanban;
- RUP;
- OpenUP.
Em 2018, a CollabNet VersionOne realizou uma pesquisa com empresas do ramo de tecnologia do mundo inteiro a fim de entender melhor o uso de metodologias ágeis. Um dos resultados trazidos é que o Scrum possui o maior número de utilização dentre as organizações respondentes.
Confira a pesquisa na íntegra aqui.
Inclusive, o Scrum também é a metodologia utilizada aqui na Logique Sistemas para o desenvolvimento de nossos softwares. Ele nos permite altíssima agilidade, flexibilidade e adequação total às demandas de nossos cliente.
Vale ressaltar ainda que a escolha por uma dessas metodologias deve priorizar a máxima adequação entre a mesma e os processos desenvolvidos pelo seu time, bem como seus valores e interesses.
Benefícios das metodologias ágeis
Dentro dos itens anteriores, citamos várias formas de como as metodologias ágeis podem otimizar os seus processos. E não só nas tarefas dentro do desenvolvimento de software, como também em outros tipos de atividades.
De forma óbvia, o principal objetivo das metodologias é tornar o processo mais ágil. E isso traz então uma série de vantagens que deixaremos mais claras tópicos a seguir.
1 - Maior adequação às expectativas do cliente
Uma das premissas da metodologia ágil é a participação do cliente ao longo de todo o desenvolvimento do projeto.
O papel dele, neste caso, vai muito além de passar a demanda e esperar o produto pronto. A cada nova iteração, a cada passo no projeto, o cliente tem conhecimento do que foi feito e quais os resultados obtidos.
Com isso, as expectativas são alinhadas continuamente entre as partes, garantindo que as demandas do cliente estejam de fato sendo atendidas da melhor forma e com sua aprovação. Isso reduz drasticamente o risco da entrega de um projeto inadequado e ineficiente, trazendo impacto direto na satisfação do usuário.
2 - Redução de falhas e retrabalho
A redução de retrabalho segue a mesma linha de raciocínio do item anterior. Isto porque a maior comunicação entre as partes e o contínuo alinhamento das demandas e expectativas trazem maior assertividade nas decisões tomadas. Isso então reduz o risco de retrabalhos para corrigir não adequação às demandas do cliente.
Uma equipe menor, mais ágil e com nível de conhecimento elevado ainda é capaz de reagir de forma mais rápida e efetiva às falhas surgidas ao longo do projeto, bem como prevê-las e evitá-las logo de início.
3 - Aumento da qualidade do produto/serviço
O ponto que une os dois benefício anteriores. De forma objetiva, um produto ou serviço totalmente alinhado a demanda, com baixos índices de falhas e retrabalhos, proporcionando um desenvolvimento mais fluido e rápido, é então ideal para geração de valor para o cliente e sua percepção de qualidade.
4 - Estímulo ao trabalho em equipe
Equipes menores e multidisciplinares possuem a tendência de estimular o trabalho cooperativo e de maior troca de informações e de conhecimento.
E isso não acontece apenas de forma orgânica. As atividades dentro do projeto também devem ser pensadas de forma a proporcionar maior envolvimento dos integrantes, facilitando o aprendizado e a resolução de problemas.
5 - Aumento de produtividade e independência
Dentro das metodologias tradicionais é comum observarmos grandes equipes distribuídas em uma hierarquia longa e verticalizada. Esse tipo de estrutura torna o processo criativo e de desenvolvimento mais engessado e burocrático.
Já no âmbito das metodologias ágeis, as barreiras hierárquicas são reduzidas significadamente. Isso reduz o tempo gasto com resolução de problemas, troca de informações e gerenciamento e aprovação de atividades.
A equipe então se torna muito mais autônoma pelas suas atividades. Dessa forma, há então o aumento da produtividade, criatividade e preparo para resposta às dificuldades encontradas ao longo do desenvolvimento do projeto.
É hora de aplicar!
E então, conseguiu compreender o assunto em sua totalidade? Este pode ser um bom momento para a utilização de metodologias ágeis em seus processos.
E se você quer saber mais sobre como otimizar a atividade de desenvolvimento de softwares, preparamos um post incrível com 6 passos para criar um software de sucesso.
Se restaram dúvidas ou se tem alguma pauta que você gostaria de ver sendo discutida aqui no blog, é só me mandar através do e-mail paula.andrade@logiquesistemas.com.br. Ficarei feliz em poder te ajudar!
Postado por contato@logiquesistemas.com.br
Um pouco sobre o autor (a):